HIstória

Fundado em 02/05/1990, o Sindicato dos Comerciantes Varejistas das Cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, atualmente denominado SINDCOM – Sindicato do Comercio de Cabo Frio, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia. Iguaba Grande, Araruama e Saquarema, inscrito no CNPJ n° 36.476.257/0001-61 código sindical n° 002.113.86736/7, onde a Carta Magna outorga plena liberdade de associação para fins lícitos, tem o objetivo de promover a defesa dos interesses comuns de ordem social, econômica e jurídica, inclusive legitima a Entidade para representar seus filiados seja na esfera judicial ou extrajudicial. A sede inaugural foi na Praça Porto Rocha, nº 84, sala 402, centro, Cabo Frio, cuja sala foi cedida por associados e a mobília doada por comerciantes, tendo sido as despesas rateadas pelos primeiros membros da diretoria composta por sete comerciantes, na época, que ocuparam os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Diretor Secretário, Tesoureiro, Diretor de Planejamento, Diretor de Comunicação e Diretor Jurídico, ocupados respectivamente por Luiz Sebastião Custódio, Francisco Marcos Moreira, Adelson Vargas da Silva, Antônio Camilo Rosa, Marcelo de Andrade Sá, Abílio Andrade da Silveira e Luiz Gonzaga dos Reis.

O motivo do surgimento se deu por conseqüência da necessidade de existir uma Entidade representativa da categoria econômica do comércio na Região, constatada por um grupo de Empresários. O SINDCOM, desde sua fundação, vem atuando expressivamente na defesa de sua categoria, atuando com sucesso nas convenções coletivas firmadas pelo Sindicato dos Empregados e ainda nas demandas trabalhistas propostas por empregados em face de empresas associadas. Ressalta-se, que sem a atuação do SINDCOM, os empresários estariam sem defesa diante das absurdas e infundadas reivindicações dos empregados do comercio desses Municípios, sendo que estaríamos praticando salários incompatíveis e vantagens absurdas, inviabilizando os negócios dos comerciantes.